CURSO PRÁTICO PRESENCIAL NO RIO DE JANEIRO - RJ
O curso de prática de instalação fotovoltaica é realizado presencialmente na Rua Bahia 33 em São Cristovão, Rio de Janeiro - RJ (https://maps.app.goo.gl/NgJd2TxVsHQpYCLJA).
O quórum máximo são 07 alunos por turma, para possibilitar o melhor aprendizado de todas as etapas da instalação de um sistema fotovoltaico.
Neste curso, você realiza uma instalação completa de um sistema de energia solar conectado à rede, conhece equipamentos e componentes com tecnologias diferentes, formas de fixação para diversos tipos de coberturas, crimpagem de conectores e aprende a identificar erros de instalação. (Veja fotos no final desta descrição)
Conteúdo:
- Noções básicas do funcionamento de um sistema fotovoltaico, regulamentação, perigo da corrente contínua, boas práticas em uma instalação;
- Introdução às normas de segurança;
- Montagem de módulos e estruturas em coberturas e laje;
- Suporte para diferentes tipos de coberturas;
- Cabeamento e instalação elétrica CC e CA;
- Instalação do inversor central;
- Apresentação de micro inversores e otimizadores de potência;
- Aterramento;
- Componentes de proteção CC e CA e sua conexão;
- Crimpagem de conectores fotovoltaicos MC4;
- Identificação e correção de erros de instalação; e
- Lições aprendidas – o que não fazer numa instalação.
Carga horária: 12h, sendo:
"Participei dos cursos de projetista ON-GRID e Hibridos com baterias . Quero agradecer de coração por tudo que aprendi com vocês, a inspiração tranmitida e a riqueza dos cursos e apostilas da SOLARIZE"
— Gustavo Brandão - Engenheiro eletricista
"O curso Projeto de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede ultrapassou em muito minhas expectativas. Mauro e Hans, proprietários da Solarize, são excelentes professores, apresentando uma didática perfeita. Além da parte teórica dominam também a prática, o que para nós é muito interessante. Parabéns a ambos e muito obrigado pelos ensinamentos!"
— Juarez Emilio Moehlecke - Engenheiro Eletricista
" Parabéns a Solarize!!! O curso vale cada centavo!"
— Tiago Calazans