A qualidade nas instalações fotovoltaicas é essencial. Com uma vida útil acima de 25 anos (garantia mínima dos módulos) e perspectiva de um alto retorno financeiro, não faz sentido economizar na hora da instalação.
No entanto, até o momento, faltam parâmetros para definir a qualidade mínima de sistemas solares, uma questão urgente num setor que está crescendo de forma exponencial.
Para sanar esta lacuna, foi elaborada por um comitê altamente qualificado, que reuniu mais que 200 especialistas de empresas, universidades e laboratórios, a norma NBR 16690 para "Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos".
Em março, ela foi colocada em consulta pública com objetivo de receber contribuições antes de ser publicada de forma definitiva. O prazo para contribuir vence em 24 de maio, tempo suficiente para estudar a norma e propor melhorias como a inclusão das melhores práticas do setor. Participe!
Acesse o site da ABNT aqui e procure por 16690 (o número da norma). Até a publicação definitiva, aproveite e aplique a norma nos seus projetos já!
Nosso novo laboratório na Universidade Veiga de Almeida foi plenamente aprovado pelos participantes dos cursos. Além do curso para instaladores, em que os participantes desmontam e montam todo o sistema, os participantes do curso para projetistas também se valem do curso dentro do laboratório para discutir os conceitos de frente para o exemplo real.
A satisfação com os cursos aumentou ainda mais! Semana que vem haverá outro curso de instalador no Rio de Janeiro, e logo depois um curso de projetista. Confira na lista abaixo também as turmas em Curitiba e Foz de Iguaçu na mesma semana!