Blog
Spoiler PV*SOL 2026: mais cativante, mais rápido e mais preciso

Como já é praxe há alguns anos, estamos envolvidos no teste da versão 2026 do software PV*SOL. Quer saber o que vem de novidade?
Conseguimos condições especiais em casos específicos para antecipar a nova versão - o lançamento da versão está previsto para novembro de 2025.
Novo: apresentação compacta e cativante para venda
Além do relatório super detalhado e configurável, você agora vai poder gerar uma apresentação resumida do seu projeto. Ela vem em formato paisagem com layout moderno e traz as informações mais importantes para você agilizar o processo de venda.
Aceleração forte do cálculo do sombreamento
A frequência de sombreamento é um dos diferenciais mais importantes do PV*SOL. Ela permite otimizar o sistema e traz a informação de uma forma que o cliente entende o valor adicional do projeto 3D neste software.
Esse cálculo foi acelerado em 4 vezes na nova versão! Mesmo em situações complexas, com Google Solar ou projetos de drone, ele sai num piscar de olho.
A mesma aceleração ocorre ao sair do modo 3D, economizando significativamente seu tempo. Você vai adorar!
Dados climáticos Meteonorm 9.0 ajustados ao Cresesb/Sundata
A versão 8 do Meteonorm, que é a principal fonte de dados climáticos disponível no PV*SOL, trazia para algumas regiões uma irradiação acima do Cresesb/Sundata. Recebemos questionamentos e as levamos à empresa Meteonorm. Apontamos que o Sundata é usada como referência no Brasil, na ausência de uma fonte oficial de referência.
Obtivemos sucesso: nos testes preliminares, a versão 9 do Meteonorm fica numa faixa próxima ao Sundata. Os dados são em resolução horário e trazem a temperatura, o que melhora bem a confiabilidade da simulação quando comparado com os dados mensais do Sundata (sem temperatura).
Tabela dos dados mensais no relatório (demanda brasileira)
Outra demanda de vocês foi a inclusão da tabela mensal de geração e consumo no relatório. Assunto resolvido!
No PV*SOL 2026 ficou muito mais fácil incluir gráficos ou tabelas no relatório ou retirá-los: simplesmente use os botões à direita dos gráficos. Super intuitivo!
Cada consumidor pode ter uma tarifa individual
Você quer simular um sistema fotovoltaico para atender a várias unidades de consumo com tarifas diferentes?
Agora é possível simular isso no PV*SOL.
Apenas uma ressalva: precisamos analisar ainda em detalhe quais casos brasileiros estão cobertos por essa opções, visto que temos muitas peculiaridades com a lei 14.300, Mercado Livre etc.
Exportação dos principais dados de forma eletrônica
Além da exportação dos dados de simulação em formato .xls, o PV*SOL agora exporta as informações e os resultados do projeto em formato .json.
Essa é mais uma sugestão nossa realizada, visando uma futura integração do nosso software líder em plataformas de gestão de propostas.
Quer saber de versões anteriores?
No seguinte blog descrevemos a evolução do PV*SOL ao longo dos anos.
Recomendar
Imprimir