Blog
Os desafios de projetos comerciais em minigeração
No ano passado, o mercado de energia solar mudou de forma significativa. Em número, as instalações residenciais continuam liderando. Já em termos de potência, elas foram superadas por sistemas comerciais.A empresa que quiser avançar para instalações maiores é confrontada comnovos desafios:
- O projeto técnico precisa ser elaborado de forma mais detalhada, mesmo que os cálculos de combinação entre módulos e inversores sejam os mesmos;
- Aconexão à rede da concessionária, quando se fala de minigeração, exige proteções adicionais;
- A previsão financeira será comparada ao resultado obtido, portanto requer mais certeza;
- A implantação deve ser planejada com precisão;
- Operação e manutenção devem ser pensadas desde a fase do projeto, com meios eficazes de monitoramento.
Frente a essa demanda reformulamos nosso curso de usinas de minigeração e focamos nos aspectos mencionados acima. O curso será ministrado por um especialista que traz na bagagem trabalho em usinas de diversas tecnologias, e consegue, com isso, abrir o horizonte para as melhores práticas até além da energia solar.
A primeira turma neste novo conceito acontecerá nos dias 02 a 04 de outubro. Garanta sua vaga: clique aqui.
Observação: o curso de minigeração é de nível avançado e requer conhecimento de projetos fotovoltaicos, como ensinado nocurso de projetista. Próxima turma: 25 a 27 de setembro. Informação e inscrição aqui.
Recebemos da ABSOLAR a informação que a ANEEL abriu uma audiência pública sobre a agenda do biênio 2019-2020. Serão discutidos temas que nos interessam, como a tarifa binômia para consumidores classe B e a revisão da REN 482/2012.
Quem já fez um curso conosco, encontra este material e outros interessantes na Área do Aluno - não deixe de conferir mensalmente!
Recomendar
Imprimir