Aproveitamos o fim de semana prolongado do Dia da Independência para disseminar a tecnologia solar entre os moradores da comunidade do Vidigal, que ganhou recentemente sua primeira instalação na ONG SER Alzira de Aleluia.
A divulgação nos grupos locais trouxe logo vários interessados em trabalhar neste setor: profissionais de áreas afins com vontade de ampliar seu portfólio (aproveitamos o momento para cadastrá-los para capacitação). Outras pessoas chegaram por interesse de reduzir sua conta de luz desta forma.
Recebemos ainda, no mesmo dia ainda, um grupo de jovens escaladores, também ansiosos por conhecer como gerar energia no próprio telhado, e cheios de perguntas técnicas, financeiras e como conseguir um emprego nesta área.
Essa visita não foi coincidência: inserimos nossas oficinas dentro do 1° Encontro do Centro de Montanha do Vidigal, com objetivo de enriquecer os dois eventos mutuamente.
Foi um sucesso, especialmente no aspecto da variedade dos visitantes: a Dona Elma, diretora da ONG levou mais um grupo, que estava participando de uma outra atividade para conhecer o sistema em cima do telhado. Desta forma alcançamos pessoas que, a priori, não estavam cientes de que essa tecnologia poderia chegar ao seu meio.
Procuramos, também, apresentar diferentes abordagens aos moradores. Nós, da Solarize, apresentamos a capacitação profissional, na presença do Hans. O Pablo, diretor da empresa Solfortes, que havia executada a instalação, representou o sucesso de uma empresa instaladora já bem estabelecida no mercado.
As experiências da Suzy, instaladora da cooperativa Revolusolar e moradora do Morro Babilônia/Chapéu Mangueira, e do técnico da Solfortes certamente acrescentaram muito ao todo.
Quem completou a imagem foi Antônio, diretor da empresa Mirassol, situada no Quilombo do Camorim e muito procurada, mesmo com pouco tempo de mercado. Ficou evidente que o projeto vai muito além de reduzir a conta de luz da ONG.
Agradecemos imensamente aos patrocinadores FRG e PHB pelo seu apoio fundamental e esperamos poder recebê-los na ocasião da inauguração oficial, uma etapa que faltou ainda.
Devemos lembrar também que o projeto se concretizou dentro da colaboração que criamos na Rede Favela Sustentável. Já estamos com mais projetos em andamento. Quer participar? Então entre em contato!
Em tempo: Ficamos sabendo que a Escola Vidigal também instalou um sistema fotovoltaico, logo depois do nosso evento. Ficamos muito felizes com a coincidência e estamos torcendo para que a tecnologia se espalhe rapidamente pelo morro.